sábado, 30 de junho de 2012

Batman - Return of the Joker


Pois bem, só falamos dos jogos baseados nos filmes, hora de um material mais original baseado no morcegão, dessa vez numa versão baseada dos gibis, afinal Batman não é só feito de filmes.

Batman - Return of the Joker é um jogo original produzido pela Sunsoft e lançado em 1991 para o NES e, apesar de ser um jogo mais baseado na versão dos gibis, alguns o consideram uma sequência do jogo baseado no primeiro filme, daí a parte do retorno.

Vamos ver agora uma verdadeira batalha entre o Maior Detetive do Mundo e o Príncipe Palhaço do Crime.

Why so serious?


A história segue um roteiro bem típico das histórias.

Coringa acabou de fugir do Asilo Arkham e com a ajuda de vários bandidos quer jogar Gotham ao caos, e cabe ao Batman derrotar todos esses bandidos e destruir os planos do Coringa.

Eu sei que a descrição é muito fraca, mas a história é praticamente essa. Não há participações de outros heróis ou vilões, é apenas Batman e Coringa, como sempre deve ser.

Mas como quero aumentar o texto, vou contar uma historinha pra vocês. Sabiam que o Alfred já tentou destruir a Dupla Dinâmica?

Nas histórias pré-Crise, Alfred se sacrificou para salvar os dois mas foi ressuscitado por um cientista louco, com uma aparência alterada, poderes super-humanos e um desejo de destruir os dois heróis. Usando outros como fantoches, como Zatanna e até o Batmóvel, mas durante sua primeira e única luta com Batman, ele foi atingido pelos raios regenerativos que o ressuscitaram da primeira vez e voltou ao normal, se esquecendo de tudo que fez como vilão.

Vocês também sabiam que o Alfred surgiu depois até mesmo do Robin?

Tudo bem, essas informações não são relevantes, mas gostei de escrevê-las mesmo assim.


A qualidade do primeiro jogo mantêm-se nesse segundo jogo.

O ambiente é fantástico, os gráficos são belíssimos, detalhados e muito bem construídos. A paleta de cores é mais extensa do que o primeiro jogo, mas ainda não perde aquele toque mais sério que faz parte do universo do morcegão. Mas dá pra dizer que o visual ficou mais cartunesco do que o jogo anterior.

Aliás, o jogo todo tem um ar mais cartunesco, o Batman está mais claro, os inimigos continuam genéricos e assim como no primeiro jogo, não há a participação de nenhum outro personagem do universo. Os sprites são de uma qualidade respeitável. Dá até pra fazer o Batman dançar ao ritmo da música ao apertar o direcional pra cima, que ele vira de costas.

A música, assim como todos os outros jogos, é fantástica e possui uma batida mais animada, mas não chega a ser tão séria e sinistra quanto às outras. Ela foi feita pelos mesmos caras que criaram a do Batman para NES e também é incrivelmente grudenta.

E é sempre bom fazer o Batman dançar.


O jogo é uma plataforma, assim como o primeiro jogo, porém a mecânica é diferente.

Ao invés de usar os punhos e uma gama de equipamentos, a única arma que você pode usar uma pistola. Havia vários power-ups, que davam a essa pistola diferentes projéteis como batrangs e projéteis multidirecionais. É de uma maneira muito similar a Contra e outros diversos Run-and-Gun. Entretanto não há mais a habilidade de wall jump pois as fases ficaram mais lineares e simples.

Além de power-ups e itens que regeneram energia, há também um item especial que acaba enchendo uma barrinha embaixo da barra de vida, Quando ela está cheia, Batman entrar em "Modo Super Sonic", fica dourado e não para de atirar. Eu posso estar enganado, mas não creio que o Batman tenha um poder ou equipamento desse tipo. Acho que leio menos gibis do que pensava.

Apesar de tudo, o verdadeiro destaque do jogo é sua dificuldade. No começo, tudo dá certo e você prossegue normalmente, mas ao chegar à terceira fase... todos chora. O jogo se torna cada vez cabeludo e os obstáculos te fazem chorar cada vez mais, fica simplesmente impossível prosseguir. Há também o detalhe de que, toda vez que você é atingido você cai pra trás, não importa o que aconteça. Algumas vezes, parece que você acaba sendo sugado pelo buraco. Infelizmente, é um difícil ruim, você acaba ficando frustrado e pode acabar desistindo infelizmente.


Batman ROTJ é um belo jogo. Apesar de eu ter desanimado alguns com o último parágrafo, é um jogo de plataforma muito divertido, a dificuldade pode te fazer sofrer bastante, mas se você quer testar sua persistência até o limite, esse jogo é pra você.

Pois bem amigos, com este jogo encerro este mês especial dedicado ao nosso querido Cavaleiro das Trevas, o Cruzado Encapuzado, o Maior Detetive do Mundo, Bruce Wayne, mais conhecido como Batman. Agora voltaremos a nossa programação normal e eu tentarei atualizar na medida do possível.

Por hoje é só, bat-pessoal!

2 comentários:

  1. Hooooorray! E viva ao Homem-Morcego! Que belo especial foi esse em Felipe?
    Meu jogo favorito do Morcegão ainda é o Batman Returns.

    Return of the Joker sempre me desanimou cedo: foi feito pra frustrar.

    ResponderExcluir
  2. nossa eu tenho esse 'cartucho" em casa nunca consegui zerar!!!!

    ResponderExcluir