segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Chakan - The Forever Man


Sim, meus amigos, outubro já chegou ao fim e hoje, enfim, é o Dia das Bruxas, mais conhecido como o Halloween. De acordo com lendas, hoje é a noite em que as almas dos mortos vêm pro nosso mundo, sei lá pra quê exatamente. Eles podem retornar tanto pra fazer coisas boas e ajudar aqueles que deixaram pra trás ou então pra assustar ou fazer mal a desafetos ainda vivos. Vai muito da índole do espiríto.

E já que estamos falando de mortos, por quê não falar daquele que derrotou a morte?

Chakan foi lançado pela Sega of America para o Mega Drive em 1992. O jogo é baseado na história em quadrinhos homônima de Robert A. Kraus. O produtor do jogo, Ed Annunziata, encontrou o cara em uma convenção da vida e ficou impressionado com a história. Chakan foi um jogo bem incomum para a época com sua temática sombria, numa época em que o mercado era tomado por jogos infantis, na maioria licenciados de séries de TV e filmes.

Agora, permitam-me demonstrar por que nunca é uma boa ideia desafiar a morte.


O jogo nos conta a história de Chakan, um espadachim muito habilidoso. Só que o cara era tão convencido, mas tão convencido, que até disse que nem mesmo a Morte poderia vencê-lo num duelo.

Obviamente, a Morte não gostou nada da declaração e decidiu desafiar o caboclo. Só que como um simples duelo não teria muita graça, os dois decidiram fazer uma apostinha pra esquentar ainda mais o clima.

Se a Morte vencesse, Chakan se tornaria seu servo pela eternidade, e se Chakan vencesse, a Morte lhe daria a vida eterna. Como o cara era cheio da auto-confiança, ele aceitou o desafio. Os dois duelaram por dias a fio, e no fim, Chakan foi o vencedor.

A Morte lhe concedeu a vida eterna, como foi de acordo. Porém, se revelando uma má perdedora, ela resolveu "incrementar" o presente. Chakan viveria para sempre, mas nunca em paz. Toda a noite, ele veria o mal, e a dor de suas vítimas seria sua dor. Ele vagará para sempre destruindo os monstros e terrores que o assombram. Ele sempre verá a cara da Morte, mas a Morte nunca olhará em seus olhos durante o sempre.

Achando que uma maldição dessas pegaria mal pra sua reputação (como se ela já fosse boa), Morte impôs uma condição para que ela tivesse fim. Chakan poderia enfim morrer se derrotasse as quatro feras das trevas: Spider-Queen, Mantis, Elkenrod e Dragonfly King.

Agora, o antes orgulhoso e poderoso mestre da espada partiu em uma jornada pra derrotar os quatro monstros e finalmente, encontrar o descanso eterno.

Eu disse que o negócio era sombrio.


E o negócio é sombrio mesmo.

Você vê esse clima de tristeza escuridão por todo lugar. O uso dos tons escuros e mortos mostram que a jornada não tem nada de animadora, afinal, você foi amaldiçoado a ver o mal que está por toda a parte. Ou você acha que o mal lembra um campo florido?

As fases aqui são enormes, quase que labirínticas. A fase central, que serve de ponto de partida, é menor se comparado às outras fases. Como há quatro fases, o que elas não tem de variedade, elas têm de tamanho e precisarão e muita exploração, pois elas possuem vários caminhos.

E já que falei das fases, tenho que falar de suas formas. Cada uma delas está associada a um dos quatro demônios, que por sua vez, estão associados aos elementos clássicos, fogo, água, ar e terra. Então, em cada uma delas há a referência a seu respectivo elemento. Na fase do ar, por exemplo, as plataformas estão suspensas, na da água, há a presença de um rio e por aí vai. Obviamente, isso aumenta o nível de desafio do jogo.

Agora, os personagens. Chakan e seus inimigos foram bem feitos. Os monstros aqui são bem genéricos dos jogos do estilo, variando entre uma fase e outra, já que elas são bem diferentes. Eles podem ser desde demoninhos voadores, peixes assassinos e aranhas. O destaque vai para Chakan e as quatro feras. As bestas estão muito legais e assustadoras, enquanto Chakan transmite bem sua perda de humanidade, por assim dizer.

Bom, não é que ele deixou de ser humano, mas fica claro pela sua aparência que ele sofreu muito durante sua vida como imortal. Ainda mais com a maldição, que não o deixava encontrar a paz. Percebe-se claramente que ele agora é uma sombra do espadachim poderoso e metido a besta de outrora. E isso o torna ainda mais incrível.

A trilha sonora combina perfeitamente com o estilo do jogo, sendo até mais sombria que a de Castlevania. Entretanto, apesar de causar arrepios, ela não possui tanto impacto quanto a trilha sonora citada.


Se o jogo é sombrio na sua história e no seu design, ele é ainda mais sombrio na dificuldade.

Chakan é conhecido por sua incrível dificuldade, chegando perto do nível Yo! Noid. Porém, ao contrário daquela chatice, você se interessa pelo jogo e continua tentando até o final. Mas não vamos nos apressar, vejamos como ele funciona primeiro.

Falando francamente, ele é um jogo de plataforma como tantos outros, entretanto, ele pega elementos de outros jogos como Megaman e Ghosts'n Goblins.

A começar por sua não-linearidade. Sabe a tela da seleção de fases em Megaman? Aqui é a mesma coisa. Há uma espécie de fase intermediária que lhe permite acessar as outras quatro fases. Você pode seguir a ordem que quiser, mas ao contrário de jogo citado, não há uma sequência que a torne mais fácil, cada fase possui um desafio próprio.

Você possui uma barra de energia e uma ampulheta. Se você não terminar cada fase a temo ou perder toda a sua vida, você volta direto pra fase intermediária. Como Chakan é imortal, ele possui vidas infinitas, sempre voltando pro ponto de partida quando morre. Legal, não? Isso até que alivia um pouco a dificuldade do jogo.

Sua arma primária aqui é a espada. Você pode golpear pros lados e agachado. Você também pode soltar um ataque aéreo-giratório quando você aperta o botão de ataque logo em seguida ao pular, o que é muito legal. Você também possui muitas técnicas especiais, que podem ser usadas ao coletar poções pelos cenários, que variam entre invencibilidade temporária até ataques especiais.

Agora, a espada pode ser sua arma primária, mas você possui outras quatro armas, que estão escondidas pelas quatro fases, que podem lhe ser muito uteis. Se você conseguir as quatro, você terá completado a primeira parte do jogo. Mas você deve estar se perguntando em relação aos chefes.

Pois bem, assim como Ghosts'n Goblins, você precisa jogar as quatro fases novamente, porém elas estarão reformuladas e muito mais difíceis. Só aí então, você poderá enfrentar as quatro feras do mal e então enfrentar a morte novamente.

Sim, após passar por tudo isso, você ainda terá mais uma fase extra pra enfrentar a morte novamente e só então o jogo estará terminado.


Chakan é sinistro. É um ótimo jogo, difícil de doer, mas sinistro. Assim como Sweet Home, Castlevania e Splatter House, não foi um sucesso estrondoso, mas conquistou muitos fãs e mostrou que jogos com um temática mais obscura podem sim atrair jogadores, desde que sejam feitos com competência.

E é com o jogo do homem eterno que encerro o mês do terror aqui no blog. Mês que vem voltaremos com nossa programação normal.

Uma belíssima programação, mas normal.

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário