segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Marble Madness


Sim, eu sei, não era esse jogo que você estava pensando.

Eu pretendia falar de um jogo dos Smurfs, mas não consegui encontrar uma ROM de qualidade. Mas decidi falar desse portátil mesmo assim e para isso, decidi falar desse clássico.

Para quem ainda não percebeu, o portátil em questão é o Sega Game Gear. O Game Gear foi um console portátil produzido pela Sega e lançado em 1990. Ele é uma versão de mão do Master System, com uma resolução mais baixa, porém mais colorida. Ele foi um dos primeiros portáteis de tela colorida, seguindo o Atari Lynx e o TurboExpress.

O game em questão é Marble Madness, lançado pela Atari em 1984 como um arcade. Em 1986, começou a receber ports em praticamente todos os consoles conhecidos, sendo o Game Gear um deles. Esse jogo foi um dos maiores sucessos dos arcades, sendo lembrado até hoje como um clássico. Como não joguei a versão original, vou me ater ao que pude perceber nessa versão.

E o que eu percebi? Leia e descubra.


O jogo não tem absolutamente nenhuma história. Seu objetivo é simples, você tem que levar a bolinha azul até o final do percurso, passando por bolas inimigas, poças de ácido e outros obstáculos.

Como eu acho que já disse, os gamers não ligavam pra história e sim pro placar.


Os gráficos são bem construídos. O jogo se utiliza basicamente de estruturas isométricas para dar a sensação de 3D. Pelo que pude ver, essa versão reproduz isso muito bem, mesmo levando em conta as limitações de portáteis.

A variação de cores é mais presente no cenário. Cada um deles possui uma cor diferente. Em compensação, a bolinha e seus obstáculos são os mesmos durante todo game, apenas aumenta o número.

A trilha sonora, na minha opinião, é razoável. Não te faz querer pôr o volume no zero mas também não gruda na sua cabeça, ao contrário das músicas de Castlevania.

Como aquelas músicas grudam. Mas falarei melhor disso em outubro.

Os controles são meio duros e dão a impressão de serem imprecisos. Alguns acham que é por causa deles serem direcionais, mas mesmo assim, não acho que isso seja desculpa.


Como eu disse antes, seu único objetivo é chegar ao fim de cada pista.

São seis pistas no total, totalmente diferentes umas das outras, mas igualmente desafiadoras. Cada uma delas oferece um desafio diferente e o jogo é bom o suficiente pra te prender até que você consiga terminá-lo.

Claro que não será tão fácil, já que haverão bolas inimigas, poças de ácido, aspiradores gigantes e lombrigas estranhas prontos pra te atrasar.

Você possui vidas infinitas aqui, então pode morrer quantas vezes quiser. O verdadeiro inimigo é o relógio. Se você não terminar a pista à tempo, é Game Over.


Marble Madness faz por merecer seu lugar nos corações de milhares de jogadores ao redor do mundo. E não estou falando só das inovações técnicas, mas também do impacto cultural.

Quero aproveitar e anunciar que não escreverei no blog por um tempo e só voltarei em setembro. Não se preocupem, é que setembro é o mês do meu aniversário e estou planejando um mês especial sobre uma série de RPGs que mudou a história dos games.

Não, não é Final Fantasy. Mas a fantasia também está presente...

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário