sábado, 16 de abril de 2011

Excitebike


Nunca fui chegado em motos ou carros. Quando era criança, apesar de ter os meus carrinhos, eu não era um daqueles garotos apaixonados por carros. Entretanto, inspirado pelo evento de motociclismo que está rolando na minha cidade, decidi falar desse clássico das duas rodas.

Excitebike é um jogo de corridas de motocross lançado pela Nintendo em 1983, para o NES. O jogo é considerado um dos maiores clássicos da época e inovador, por ter sido um dos primeiros do gênero (acho que foi o primeiro) a vir com um criador de pistas, até então algo inédito nos jogos do tipo.

É hora de ligar as motos!


O jogo em si não tem uma história, seu objetivo é apenas correr nas pistas e chegar até, pelo menos, as três primeiras posições.

Até que é simples. Existem dois modos praticamente iguais. Nos dois, você escolhe entre cinco circuitos pra correr. Cada pista tem um tempo mínimo e um máximo pra poder avançar pra próxima, com diferença de oito segundos entre eles. A única diferença é que no "Selection A", você corre sozinho, e no "Selection B", há mais três CPU Players (os jogadores controlados pela máquina) pra te atrapalhar.


Os gráficos são bem simples. Não há muita varição de cores, mas cada circuito tem cores diferentes. O visual é bem simples, mas não é feio. As pistas são legais, mas nem por isso são facéis. A única coisa que me deixou muito chateado foi a trilha sonora. As músiqunhas do menu são muito legais, só que as pistas não tem música nenhuma. Você só ouve o barulhino do motor e da platéia, quando você chega no fim da pista.

A jogabilidade é bem simples. Você só tem que passar pelos obstáculos. Só que se fosse só isso, o jogo não seria lembrado até hoje. Existem dois detalhes adicionais: a inclinação e a temperatura. Por inclinação, eu quero dizer que a moto é inclinável, tanto pra frente quanto pra trás. Isso é muito útil pra conseguir se manter de pé durante a corrida e aumentar a distância dos saltos, mas tenha cuidado. Usar na hora errada tem efeito contrário e te faz cair e perder segundos importantes, o que não é bom em uma corrida contra o tempo. A barrinha de temperatura é uma que fica no meio da barrinha de baixo. Ela vai enchendo durante a corrida e, se ficar completa, sua moto para no meio da pista enquanto ela se resfria, te fazendo perder mais tempo.

Como disse anteriormente, o jogo veio com o inédito recurso de criação de pistas. Quando você escolhe o modo "Design", você dá de cara com uma pista em branco. Cada letra do menu de baixo é um obstáculo diferente, tanto no tipo quanto na posição. Você percorre com a moto pela lateral da pista até chegar em um ponto aonde você queira colocar um obstáculo. É só você repetir o processo até terminar a pista que quer. Pode parecer meio limitado aos dias de hoje mas, levando em conta o poder de processamneto do NES e o espaço mínimo do cartucho, foi uma verdadeira inovação para a época.


Apesar de jogos de corrida não serem os meus favoritos, até que Excitebike manda bem. É um ótimo meio de passar o tempo e é divertido até na hora de montar as pistas.

Esse é mais um jogo que eu recomendo de boca cheia, principalmente os apaixonados por motos. Mas lembre-se: Nunca repita isso em pistas de terra, a não ser que esteja muito a fim de visitar a UTI.

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário