segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Home Alone


Não adianta mentir, você certamente já viu esse filme na sua vida.

Esqueceram de Mim não é exatamente um clássico do cinema, ele tá mais pra clássico da Sessão da Tarde. Mas o filme possui  fez um enorme sucesso, sendo a comédia mais lucrativa e o terceiro filme mais lucrativo da história do cinema. Ele também foi o responsável por lançar o então jovem Macaulay Culkin ao estrelato. Infelizmente, o sucesso do filme não se repetiu nos jogos.

Lançado pela Betheseda Softworks (sim, aquela mesmo da flechada no joelho) em 1991 para o NES, Home Alone se baseia ligeralmente no filme, já que a história não é tão detalhada e o jogo é basicamente uma corrida contra o tempo.

Então, vamos ver o que acontece quando você deixa o ator-mirim mais querido dos anos 90 sozinho em casa sendo perseguido pelos "Bandidos Molhados".


Assim, como Gremlins, a história do filme e do jogo são as mesmas, então vamos nos ater à história do filme.

Kevin McAllister é acidentalmente deixado pra trás pela família nas férias de natal. Completamente sozinho, ele encontra com uma dupla de bandidos, Harry e Marv, os Wet Bandits, que estão invadindo casas vazias durante as viagens dos donos e que escolhem a casa dos McAllister como o próximo alvo. Então ele torna a casa uma fortaleza, espalhando várias armadilhas pela casa.

É, eu sei que não descrevi o filme tão precisamente, mas também não há necessidade. Se você quiser saber a história completa procure o filme.

Só tenho uma indagação sobre o enredo. Que tipo de pais deixam o filho pra trás nas férias e só se tocam disso horas depois? Fala sério, os pais do garoto tem sorte de não serem processados pelo conselho tutelar e e perderem a custódia.


O jogo se passa na casa de Kevin, então todo o cenário se resume à casa.

Ela se divide em três andares, com vários cômodos neles, como qualquer outra casa. Há também o quintal e a casa da árvore, acessível por uma corda no quarto do Kevin. Os móveis só servem como fundo, você só interage mesmo com certos itens.

Não sei se isso é exatamente bom. Um cenário assim é mais simples de se jogar e não ferra tanto com o jogador. Mas essa simplicidade tira um pouco da dificuldade do jogo, o que pode desagradar um pouco os gamers sedentos por desafio.

Os personagens aqui são simplesmente estranhos. Os sprites são maiores que o costumeiro, mas não deixam de serem esquisitos. Você sabe que está jogando com Kevin pois o personagem é loiro. Os bandidos também podem ser reconhecidos sem problemas, mas são bem diferentes do material de origem.

Os controles são duros e não respondem com a rapidez que deveriam. E numa partida contra o tempo, isso é um problema. Afinal um segundo pode fazer toda a diferença entre ganhar ou perder.

A trilha sonora não é horrenda, mas também não é memorável. O tema principal toca num looping infinito, só mudando de tom algumas vezes, o que não quer dizer nada. A música só muda quando você vai pra casa da árvore ou pro porão.


Como eu disse antes, o jogo é uma corrida contra o tempo. Seu único objetivo é ferrar com os bandidos antes que eles ferrem com você.

Você possui 20 minutos para enrolar os Wet Bandits até a polícia chegar. Como só ficar correndo não adianta, há várias maneiras de garantir que eles não te peguem.

O principal aqui é montar armadilhas. Existem diversos itens espalhados pela casa, que você pode coletar e deixar no caminho dos bandidos para atordoá-los. Cada item possui uma intensidade diferente, ou seja, pode deixar um dos bandidos desacordados por um tempo diferente. Mas não se preocupe, eles nunca acabam, reaparecem depois de um tempo.

Você também pode se esconder em certos pontos do cenário, mas só por pouco tempo e poucas vezes. Se passar o limite de vezes, é Game Over automático.

O jogo não é difícil. Você só precisa ficar atento aos bandidos e torcer pra que eles não te peguem até o fim.


Eu admito, o game até que é legal. Não chega a ser fantástico, mas até que é divertido e pode te ocupar por um bom tempo.

Um aviso, só postarei depois do natal, mas não se preocupem. O próximo jogo terá mais espírito natalino do que todos os outros.

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário