domingo, 15 de março de 2015

Shinobi


Tenho quase certeza de que você já quis ser um ninja.

Não adianta tentar me enganar. Antes mesmo de você ouvir falar de Naruto (ou não) você queria ser um guerreiro das sombras, tacando shurikens na galera e sumindo em bombas de fumaça. O garoto com espírito de raposa pode ter tornado ninjas mainstream, mas eles eram famosos e invejados antes disso.

Felizmente, a Sega pensou em você quando fez esse jogo.

Shinobi foi um jogo lançado para os fliperamas em 1987 pela Sega, que logo depois adaptou o próprio jogo para seu console doméstico, o Master System, em 1988. Claro que a zuera não para e uma versão não-licensiada foi lançada para o NES (devemos sempre lembrar que Nintendo e Sega eram competidoras fortes na época). Só que eu NÃO incentivo a pirataria e só joguei a ROM original.

Agora, prepare suas kunais, amarre sua bandana bem firme e venha conhecer alguns dos terroristas mais burros da história!

KAWARIMI NO JUTSU!!


O jogo conta a história do jovem ninja Joe Musashi, um jovem ninja maroto que vivia em paz, até que uma organização criminal chamada Zeed começou a sequestrar crianças do seu clã ninja. Agora a missão dele é correr atrás desses vacilões e resgatar os pequenos.

Claro que os bandidos não vão deixar essa barato, então eles caem matando em cima do coitado, seja com ninjas gigantes, helicópteros cheios de ninjas e supercomputadores que animam estátuas ninjas.

Por que só um ninja pode encarar um ninja de frente.

O que me leva ao ponto da burrice: a não ser que o ninja seja corrompido e venha trabalhar pra você, você não mexe com ele, muito menos com a família dele. Eu não sei ao certo como clãs trabalham na vida, mas imagino que eles tenham meio que essa conexão de família, certo? Pra proteger os segredos e tal. Agora imagina esses segredos prontos pra virem pra cima de você da pior maneira possível.

Claro que temos que levar em conta que o líder da Zeed tem uma relação com o clã ninja do Joe, o que deixa tudo mais pessoal e sinistro. Só que eu prezo por um blog sem spoilers. Na maioria das vezes.

KAKURE-RYU! NAGAREBOSHI!!


Pra variar, eu nunca joguei a versão do arcade. Mas eu posso dizer uma coisa: esse jogo é um do mais bonitos que já vi no Master System,

Um dos maiores problemas de se passar um jogo do fliperama pra um console doméstico, não sei se já comentei antes, é o fato de que a máquina de arcade é muito mais potente e a conversão pode causar perda de qualidade e cortes nas fases e itens. Obviamente, os carinhas lá da Sega riram na cara de quem falou um absurdo desses e mostraram o quanto estavam errados.

O Master System possuía um hardware superior ao do NES, podendo processar muito melhor essas conversões. Logo, o jogo é impecável no aspecto visual. Não há lags, os sprites são bem animados, os cenários são bem-construídos e nada fica confuso.

A parte sonora do jogo é excelente também. Com uma trilha sonora bem enérgica, você se sente um ninja só de apertar start pra começar.

CHOU NINPOU! KAGE NO MAI!!


O jogo é um clássico side-scroller, simples, porém muito divertido.

Sua principal arma é um arsenal ilimitado de shurikens para ataques à longa distância e chutes e socos para ataques a curta distância. Como seu objetivo aqui é resgatar os pentelhos ninjas, cada vez que você libertar um deles, você ganha bônus, incluindo upgrades. Suas shurikens viram uma arma de fogo, e ao invés de pontapés, você ganha uma katana pra sentar a lâmina nos inimigos.

Claro que isso não será o suficiente pra atravessar o mar de bandidos. Como todo bom ninja, você também tem acesso a um arsenal de ninjutsus: uma tempestade elétrica, um tornado e um clone. Não questione como um ser não-mutante consegue controlar as forças da natureza. Galera solta fogo pelas ventas lá no desenho e ninguém.

Ao contrário da versão do fliperama, você não morre com um só hit, você possui uma barra de energia, que pode aumentar com os bônus dos moleques resgatados. Se você fizer tudo direitinho, pode até participar de fases-bônus, que dão vidas extras se jogadas corretamente.

SHURIKEN NINPOU OUGI! NIN RETSU ZAN!!!


Shinobi é um dos jogos mais lembrados e queridos pelos fãs da Sega e gerou uma franquia de jogos, não apenas sobre Joe, mas sobre seu filho Hayate. Recomendadíssimo para fãs do console e de ninjas também. Ouso dizer que esse jogo seria aprovado pelo Jiraya (ambos os ninjas com esse nome).

Caso você tenha entendido minhas referências em japonês, devo te dizer que não há nenhum prêmio pra isso, mas fico muito feliz em ver que não estou sozinho na minha paixão por Sentais ninjas.

E pra semana que vem: a adaptação oficial da Nintendo de A Bela Adormecida.

Por hoje é só, pessoal!

Um comentário:

  1. Excelente matéria, caro amigo! Fico feliz que tenha retornado com a corda toda! O Blog é um universo maravilhoso que nos proporciona o que de melhor sabemos e podemos compartilhar com o mundo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir