domingo, 8 de março de 2015

Mickey Mania - The Timeless Adventures of Mickey Mouse


EU VOLTEI!

EU VOLTEI!!!

EU VOLTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Siiiim, meus amigos! Neste dia glorioso, o Dia Internacional da Mulher, decidi voltar com tudo no blog! Claro que não fiz todas as mudanças que gostaria ainda, mas tenham certeza de que elas viram com o tempo. E nada melhor pra comemorar meu retorno glorioso, vamos falar de um jogo que não tem absolutamente nada a ver com essa bela data!

Afinal, sou desses.

Mickey Mania foi um jogo desenvolvido pela Traveller's Tales (que se tornaria mais pra frente responsável pelos jogos da franquia Lego) para Mega Drive, SNES e PlayStation One no fim de 1994. Foi planejado originalmente como parte da comemoração dos 65 anos do rato mais querido do mundo, mas o pouco tempo pro desenvolvimento causou uma mudança de planos. Entretanto, o jogo continua uma homenagem gigante a esse querido personagem.

Afinal, quem não gosta de uma viagem no tempo?

VEM RATO, VEM COMIGO!!!


O jogo todo é uma grande homenagem à longa carreira do Mickey.

Mickey se pega revivendo os eventos de alguns de seus maiores curtas (e longas também). Junto com Pluto, ele terá que reenfrentar seus maiores inimigos, como Pete Bafo-de-Onça, o Cientista Louco e os Fantasmas Solitários.

Os curtas que inspiram cada fase, para aqueles que querem assistí-los, são:

*Steamboat Willie, 1928
*The Mad Doctor, 1934
*The Band Concert, 1935 (não está na versão do SNES)
*Moose Hunters, 1937
*Lonesome Ghosts, 1937
*Mickey and the Beanstalk, 1947
*The Prince and the Pauper, 1990

(Como não consegui achar os nomes traduzidos, resolvi colocar em inglês mesmo, vocês que se virem aí)

Eu sou fascinado por qualquer coisa envolvendo viagem no tempo, então a ideia é muito divertida. E caso eu não tenha sido claro o bastante, é MICKEY FUCKING MOUSE.

Creio que esse jogo não seja tão famoso quanto Castle of Illusions (inclusive, aguardem...), descobri ele por acidente com meu emulador de Mega Drive e me divertia muito, apesar de todo o sofrimento. Mas vou chegar nisso já já.


Como vocês sabem, eu pego apenas uma versão e jogo ela completamente. Dessa vez, joguei a do Mega Drive, já que tenho mais apego emocional a ela.

Antes de mais nada, algumas curiosidades: o jogo alega possuir animação feita pelos próprios animadores da Disney. Ele também foi o primeiro jogo desenvolvido por David Jaffe, o mesmo cara responsável por clássicos como Twisted Metal e God of War.

Ou seja, Mickey Mouse e Kratos tem algo em comum. Não, você não precisa me agradecer por isso,

Devo dizer que eu consigo acreditar nessa alegação, esse Mickey parece realmente saído dos lápis da galera dos estúdios. Claro que há um contraste claro entre ele e os cenários, mas isso é por que cada curta veio de uma época diferente, o que traz mais um ponto positivo ao jogo.

Cada fase reflete bem o curta no qual é baseado. A fase de Steamboat Willie é em preta e branca e se passa no porto, a do The Mad Doctor se passa no castelo do cientista, a do filme O Príncipe e o Mendigo se passa no castelo do rei. Variedade é sempre sinal de qualidade pra mim, e esse é um dos pontos fortes desse jogo.

A música também é excelente. Assim como o visual, cada música é baseada nos curtas e combinam perfeitamente com as fases. Até imaginei como seria uma fase baseada em Fantasia mas lembrei que a homenagem era exclusiva a desenhos do Mickey, então não ia rolar.


Mickey Mania é uma plataforma simples, porém muito difícil.

Por algum motivo, nessa versão do Mega Drive, o setting de dificuldade foi bem desequilibrado. Mesmo que você tenha colocado no "Easy", você ainda vai pastar muito nessa aventura. Felizmente, o resto da jogabilidade é atrativa o bastante pra te fazer insistir.

Como toda boa plataforma, você só precisa ir do ponto A ao ponto B. Claro que existem vilões no seu caminho, mas pra você dar um jeito nesses, só pular (como Mario ensinou) ou tacar bolinhas, que você coleta pelas fases.

Você tem uma espécie de barra de energia na forma da clássica luva do Mickey, que vai fechando dedo por dedo até você perder uma vida. Ela pode ser recarregada coletando estrelas, enquanto que 1-UPs aparecem na forma de um chapéu do Mickey.

Ficar só pulando não adianta, claro. Existem momentos em que você tem que usar a cabeça, já que rola quebra-cabeças e momentos diferentes do usual. Além de você ter a chance de achar uma fase escondida, a que não aparece na versão do SNES.


Se você é um fã desse personagem, como eu, esse jogo é pra você. Se você não quer encarar muita dificuldade, pode procurar outras versões, mas não deixe de conferir esse clássico que trás o melhor do rato mais famoso do mundo.

E sim, dessa vez, meu retorno é pra valer. Voltarei a escrever semanalmente, tenho até uma programação de jogos esse mês. Também não deixei de conferir meus no blog Why Not? (enquanto ainda não sou demitido).

E pra semana que vem: NINJUTSU, MOTHERFUCKER, DO YOU PRACTICE IT?

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário