domingo, 12 de fevereiro de 2012

The Adventures of Batman & Robin


Eu AMO Batman!

Não só eu, como milhões ao redor do mundo. A história do menino atormentado pela morte de seus pais por um criminoso que veio a se tornar o pior pesadelo de qualquer criminoso da grandiosa Gotham City conquistou fãs dedicados ao redor do mundo. Seja por sua cruzada em erradicar o crime ou por seus fantásticos e terríveis inimigos de todos os tipos, como a moça vestida de gato ou o Príncipe Palhaço do Crime, não há provavelmente uma única pessoa que não tenha ouvido falar do Homem-Morecgo.

Como alguns de vocês devem saber, no início dos anos 90, a DC Comics, a publicadora dos gibis do Batman pra quem não sabe, decidiu criar uma série animada baseada no personagem. Com uma temática mais séria do que os outros da época, a série foi sucesso absoluto, graças à sua bela representação do mundo do personagem. Graças a isso, outras série como Superman e Liga da Justiça foram possíveis, já que os heróis faziam sucesso tanto nos quadrinhos quanto nos desenhos.

The Adventures of Batman & Robin é um jogo baseado nessa série, tendo sua versão do SNES publicada pela Konami em 1995. Tendo suas fases baseadas em episódios da série, o jogo traz todo o clima escuro e incrivelmente legal dos desenhos.

Permitam-me desenvolver mais.


O jogo não possui uma história, por assim dizer, mas tem vários enredos.

Cada fase possui seu próprio enredo, com elementos tirados de episódios da série, mas não possuem nenhuma conexão, como se cada fase fosse realmente um episódio da série, com um vilão diferente por estágio.

Por exemplo, no primeiro estágio, você precisa deter o Coringa, que armou uma armadilha para Batman no parque de diversões de Gotham, no segundo estágio, você precisa parar o plano da Hera Venenosa de espalhar monstros vegetais pela cidade e no terceiro estágio, você precisa atrapalhar os planos do Pinguim de assaltar o museu de Gotham, e por aí vai.

Além do próprio Batman e de seus terríveis inimigos, há aparições do Robin e de outros coadjuvantes, como o Comissário Gordon e Alfred, o mordomo. Entretanto, o único que aparece nas fases é Robin, e mesmo assim, ele não é jogável, o que gerou certo desgosto dos fãs.

Mesmo sem uma história fixa, os enredos de cada fase realmente lembram episódios da série, o que pra mim já é suficiente. Melhor história fatiada do que nenhuma história.


O jogo é uma reprodução do desenho. Sem brincadeira, cada detalhe do jogo parece uma cópia exata da série animada.

A começar pelo plano de fundo. Eles são incrivelmente similares aos cenários do desenhos, um aspecto muito admirado até hoje pelos fãs do herói. Eles também possuem uma atmosfera "noturna", que combina perfeitamente com o personagem e é um dos aspectos que mais conquistou fãs para o desenho.

Os personagens são reproduções fiéis de suas versões animadas, até nos menores detalhes. O esquema de cores, a caracterização, é tudo uma cópia exata do desenho. Eles realmente se esforçaram nesse aspecto.

A trilha sonora, então, é incrível. Até nisso eles conseguiram reproduzir a série. Ela não é muito alegre e animada, mas não te dá vontade de cortar os pulsos também. Ela é heróica e ao mesmo tempo caída também. E assim como no desenho, ela combina perfeitamente com Batman e toda a situação.

Ah, e não posso me esquecer das chamadas das fases. Cada fase começa com uma imagem e o nome dela,  similares às que aparecem no começo de cada episódio da série. Admita, isso é muito cool.


Vamos falar da mecânica do jogo, que é onde ele realmente se supera.

Cada fase é completamente diferente da outra, com uma mecânica próprias que as destaca. Como cada fase não é conectada à outra, faz todo o sentido. E já que cada fase possui um vilão diferente, faz ainda mais sentido já que cada um é diferente do outro.

Mas sem pressa, vamos falar do que elas tem em comum. Você controla Batman, que pode usar desde golpes até uma de suas várias bat-ferramentas, como o bat-rangue ou o gancho, podendo também utilizar bombas de fumaça, pistolas de spray, bat-shurikens, explosivos plásticos. Ele também pode levar acessórios como lanterna, máscara de gás e óculos de raio-x.

O objetivo de cada fase é simples, superar todos os obstáculos, surrar os capangas e chegar até o vilão, enfrentá-lo e arruinar seus planos. O jogo é de progressão lateral praticamente, como um beat em' up, só que alguns detalhes extras.

Cada vilão possui seus próprios poderes e planos e por isso, cada um age de uma maneira. Na primeira fase, é tudo muito fácil e básico até que chega a hora de enfrentar o Coringa, num duelo em cima de carrinhos de montanha-russa. Se você quer acabar com a Hera Venenosa, prepare-se para enfrentar a fúria dos vegetais. O Charada está prontinho para te pegar em seus enigmas mortais. Se o Batman está lutando contra eles a mais de 50 anos, não pense que será fácil pra você pegá-los.

Mas não pense que você perderá cabelo em cada capanga que enfrenta. O jogo não é mel na chupeta, mas ele é desafiante na medida certa, o que eu chamo de dificuldade boa, pois te dá vontade de continuar jogando.


The Adventures of Batman & Robin é um daqueles itens que não pode faltar na coleção de nenhum fã. Um jogo excelente, com desafios fantásticos e aparência impecável. Se você curte o desenho (o que eu imagino que sim) você vai amar o jogo. Tem minha palavra.

E semana que vem, é carnaval. Até agora, não consigo me lembrar de nenhum jogo que combine com o tema. Mas existe jogo de tudo que é tipo, vou encontrar um logo.

E só pra não perder a chance, I'M BATMAN!

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário