terça-feira, 31 de janeiro de 2012

The Lost Vikings


Convenhamos, todos gostamos de vikings. Os vikings não são os bárbaros que nós costumamos pensar que são, mas apesar dos erros comuns sobre eles, eu acho que eles acabaram se tornando uma das figuras mais populares do folclore moderno. E os vikings sobre os quais vou falar são alguns dos exemplos mais hilários do povo nórdico.

The Lost Vikings é um jogo de plataforma e puzzle lançado pela Silicon & Synape (sim, aquela que viria a se tornar a Blizzard) em 1992 para o SNES. Um dos personagens fez uma ponta em Rock n' Roll Racing, o jogo da semana passada, então decidi ver suas origens mais a fundo. The Lost Vikings é considerado um dos maiores clássicos do gênero, sendo aclamado pela crítica.

Pois bem, é hora de ver as aventuras de três vikings pelo tempo-espaço numa das fugas mais alucinantes da história dos jogos.


O jogo conta a história de três amigos vikings, Eric o Ligeiro, Baelog o Feroz e Olaf o Robusto. Eles viviam suas vidas tranquilamente, caçando, explorando, empilhando e cuidando de suas famílias, como todo viking sonha viver.

Mas a paz acabou numa fatídica noite, que mudaria para sempre suas vidas. Eles foram abduzidos por uma nave espacial gigante e levados para os confins do espaço. Mas não era qualquer nave, era a nave de Tomator, líder do império Crouton e  orgulhoso dono de um fantástico e vasto zoológico intergaláctico, com espécies de diferentes cantos do universo. Claro que não poderia humanos na coleção, então ele parte pra Terra em busca de espécimes da nossa raça e acaba sequestrando os três vikings.

Só que Tomator não fazia ideia de com quem estava lidando, pois o trio não está disposto a se deixarem ser capturados tão facilmente. Os guerreiros escapam de suas celas e buscam por saída, mas acabam caindo em um vórtice temporal, se perdendo nas eras. Agora eles precisam sobreviver e achar uma saída pra casa, antes que Tomator os sequestre de novo.


O jogo se tornou famoso por sua jogabilidade, mas não podemos nos esquecer do visual dele.

Os cenários são vastos, coloridos e complexos. Como cada um deles é um quebra-cabeça, eles precisavam ser feitos de maneira que atraísse e desafiasse os jogadores, missão cumprida com êxito. As fases são pequenas e mais simples no começo, mas vão crescendo no decorrer do jogo, devido ao aumento de dificuldade obviamente.

O trio de guerreiros passa por diversos locais, desde a nave de Tomator até mundos feitos de doce, passando pela Pré-história e o Antigo Egito, incluindo até mesmo fábricas gigantes. Esses "mundos", por assim dizer, também possuem variações de cenários. Na Pré-história, por exemplo, os vikings passam por florestas e cavernas.

Os personagens também são incríveis. Cada viking é completamente diferente um do outro. Eric é o mais baixinho, ruivo e de roupas azuis, Baelog é o queixudo, possui um bigode de respeito e veste roupas verdes e um colete marrom e Olaf é o gordinho de roupas verdes, barba grande e um chapéu que tampa os olhos. Cada um deles reflete sua própria personalidade e sua função dentro do jogo. E não podemos nos esquecer dos inimigos, que variam em cada mundo, de dinossauros a escorpiões. Eles são legais e bem desenhados também, mas eu pessoalmente acho que os vikings roubam a atenção.

A trilha sonora é ótima. Cada "mundo" possui uma única música, mas elas são fantásticas assim mesmo. São animadas, divertidas e grudam na sua cabeça como chiclete. Elas recebem até um toque moderno, como a do Antigo Egito, que começa naquele tema egípcio mas muda pra um remix super-animado.

Outro detalhe importante são os diálogos hilários. No fim de cada fase, rola uma conversa entre eles, sempre acompanhada de humor, com eles fazendo piadas consigo mesmo, com o próprio jogo e até mesmo com o jogador. Isso também foi um dos fatores de sucesso do jogo.


Lost Vikings é uma mistura de plataforma e quebra-cabeça. Os personagens possuem características diferentes um do outro, e as habilidades dos três são necessárias para que se consiga prosseguir da melhor maneira possível em cada fase.

Eric é o ágil do grupo, o mais rápido e o único que pode pular, capaz de saltar longas distâncias, podendo também dar cabeçadas nas paredes, abrindo passagens secretas e liberando o caminho. Baelog é a parte ofensiva do trio, sendo o único que pode atacar os monstros, seja com sua espada ou com seu arco e flecha, sendo que ele também pode flechar alavancas e botões para desligar campos de força ou liberar pontes. Olaf é a muralha, graças a seu escudo, que obviamente defende ataques vindos por frente, por trás e até mesmo por cima, além de poder fazer o gordinho planar e permitir que Eric suba em cima dele para ajudá-lo a alcançar plataformas mais altas.

O jogo possui 37 fases que se passam em diversos lugares diferentes. As fases são completamente diferentes, mas o objetivo é sempre o mesmo, passar por todos os obstáculos e levar os três vikings até a saída de cada fase, combinando suas habilidades únicas.

Claro que isso não será fácil, pois além dos monstros no seu caminho, você pode ser seu pior inimigo. As fases não são difíceis, mas você terá que queimar os miolos para descobrir a melhor maneira de prosseguir, combinando as ações dos personagens com muito cuidado.

Cada viking possui uma barra de vida própria e há diversos itens que podem restaurá-las, mas mesmo jogando com um viking de cada vez, os outros dois ainda estão vulneráveis a ataques e armadilhas, então cautela é outra coisa importante aqui.Mas o mais importante é que você deve manter os três vikings vivos. Caso você chegue à saída sem um ou dois deles, ou nem mesmo chegue a saída, rola um funeral nórdico e os mortos são ressuscitados, reiniciando a fase.

Lost Vikings não possui meios de salvar o progresso, há uma password pra cada fase que você recebe assim que a começa. Como esses passwords nunca mudam, é só procurar a lista pela internet e começar pela fase que quiser, até mesmo pular pra última. Obviamente, eu recomendo que você jogue ele por inteiro, pois apesar de parecer grande, ele definitivamente não é cansativo, pelo contrário, você sente vontade de jogar cada vez mais.


The Lost Vikings é fantástico. Eu o recomendo com louvor pra todos aquele que buscam um desafio interessante e divertido. Aclamado pela crítica e amado por milhões de jogadores, o jogo foi um estrondo por sua jogabilidade viciante e seus hilários personagens. O jogo, como esperado, ganhou uma sequência 5 anos depois, mas aí já é história.

E pra semana que vem..., sinceramente não sei. Acho que vou surpreender vocês dessa vez.

Por hoje é só, pessoal!

2 comentários:

  1. Poderia me dizer o que significa empilhar ? Eu acho que é algum tipo de sinônimo de roubar, mas ninguém concorda comigo aqui em casa! Você tem fontes sobre o significado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o Dicionário Online Michaelis, "empilhar" é a mesma coisa que colocar em uma pilha. Porém, com o passar do tempo, a palavra se tornou sinônimo de saquear, já que os ladrões (neste caso, vikings) colocavam tudo que foi obtido em uma única pilha e levavam pra casa

      Excluir