quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gremlins


Sim, eu estava falando desse carinhas.

Um dos filmes mais famosos da década de 1980 e um verdadeiro símbolo cultural da época, a história do pequeno Gizmo e as terríveis consequências de deixá-lo perto de água fez um tremendo sucesso, se tornando uma bela mistura de comédia e terror. Gremlins serviram de inspiração para muitos filmes que tentavam copiar seu estilo, além de ter sido parodiado e citado nos anos que vieram. Como todo filme de sucesso, logo ganhou uma sequência e dois jogos baseados nele, um para o 2600 e outro para o 5200.

Para quem não sabe, a Atari nomeava seus consoles e computadores domésticos com números. O primeiro foi o Atari 2600, seguido do Atari 5200 e do Atari 7800. Depois, eles trocaram por nomes de felídeos, mas isso é outra história.

O jogo em questão é Gremlins para 2600. Eu pretendia falar da versão do 5200, mas não consegui achar um emulador decente, então temos que nos contentar com esse mesmo.


Como um típico jogo do Atari, ele não tem uma história. Por isso, eu suponho que ela seja a mesma história do filme, que eu tentarei resumir da melhor maneira possível.

O filme conta a história de Billy Peltzer, um jovem que recebeu de seu pai como presente de natal um mogwai, um bichinho do folclore, que batiza de Gizmo. Para se manter um mogwai, existem três simples regras.

*Nunca expô-lo à luz, principalmente a do sol.
*Nunca deixá-lo ter contato com água.
*Nunca alimentá-lo depois da meia-noite.

Até aí, tudo bem. Só que essas regras são violadas no decorrer da história, o que causa um grande desastre na cidade onde Billiy vive, Kingston Falls, pois a violação dessas regras causa o surgimento dos Gremlins.

Antes de mais nada, uma breve explicação. O bichinho fofo que você viu na capa do jogo lá em cima, é Gizmo, e ele é um mogwai. A coisa feia e verde atrás dele é Stripe, e ele é um gremlin. Toda vez que um mogwai é molhado ou alimentado depois da meia-noite, ele se multiplica e expele casulos e são desses casulos que saem os gremlins, versões malignas dos mogwais que só querem ferrar com os outros.

Pois bem, o filme se trata basicamente da luta de Billy contra os Gremlins, que se espalharam pela cidade como uma praga e querem destruí-la por completo.

Eu recomendo esse filme. É muito maneiro.


Como esperado do 2600, o jogo é meio primitivo, mas bem competente.

Os cenários de fundo são meio confusos, afinal não dá pra se saber onde a ação ocorre. Pode ser dentro da casa de Billy ou fora dela. Suponho que seja dentro dela.

O design está bem genérico, afinal as limitações do console não permitiam construções mais detalhadas. Em compensação, os mogwais e gremlins estão bem representados aqui, mesmo cada espécie sendo apenas de uma cor.

Não nenhuma música, exceto na tela de introdução e quando se termina uma fase. Os efeitos sonoros são os mesmos de sempre.



Existem dois tipos de jogabilidade aqui, copiados de outros clássicos do 2600, afinal cada fase se divide em duas partes.

Na primeira parte, Billy tem que agarrar os mogwais que estão caindo do teto e impedi-los de comer os hambúrgueres que estão no chão. Imaginando que esse momento se passa após à meia-noite, é compreensível o desespero do cara.

Essa parte do jogo foi copiada do clássico Kaboom, da Activision. É só você me mover para os lados para pegar os bichinhos. Só que ao contrário do jogo original, não acontece nada se você deixar de pegar os mogwais, você apenas não ganha pontos. O perigo mora mesmo na segunda parte da fase.

Na segunda parte, os gremlins saem dos casulos e se movem em direção a você. Igual a Space Invaders, você não sai do lugar, podendo se mover somente pros lados. Enquanto os gremlins vão descendo a tela, você deve atirar neles, que morrem com um único tiro. Mas se um gremlin chegar ao fundo da tela, onde você está, te ataca e você perde uma vida.

No decorrer do jogo, a velocidade e quantidade de mogwais e gremlins vai aumentando, aumentando a dificuldade do jogo. Infelizmente, os controles não são uma maravilha de precisão, o que pode complicar sua vida.


O sucesso e o impacto dos Gremlins na nossa cultura é claro. Um filme sinistro, porém divertido, que mostrou o que se acontece quando se viola as regras. Infelizmente, o jogo foi lançado após a Crise de 83, o que pode ter afetado sua qualidade, mas mesmo assim, é bem divertido.

Semana que vem, vamos levar as referências ao natal ao próximo nível, com um filme que todo mundo já viu na Sessão da Tarde uma vez ou outra, com o astro infantil nº 1 dos anos 90.

Como? Você não sabe o que foi a Crise de 83? Espere mais um pouco e vai saber...

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário