domingo, 27 de novembro de 2011

Super Mario Kart


Bem amigos da internet, estamos prestes a iniciar uma das corridas mais divertidas da história dos jogos.

Jogos de corrida sempre fizeram bastante sucesso, desde os tempos do 2600. Enduro, Rad Racer, Top Gear, Need for Speed, Gran Turismo, etc. Todos esses jogos fizeram e ainda fazem muito sucesso até hoje. Mas um dia, alguém na Nintendo teve uma ideia, bem simples na verdade, de reunir os personagens de sua maior franquia em um jogo de corrida. E o resto é história.

Super Mario Kart foi lançado pela Nintendo para o SNES em 1992. A ideia que parecia simples se tornou um dos maiores sucessos da empresa. SM Kart é o terceiro jogo mais vendido do SNES, além de ser um inovador no gênero corrida, criando o sub-gênero de corrida de karts, apresentando muitos dos aspectos usados até hoje em jogos nesse estilo, como os itens e o ambiente surreal.

Pois bem, liguem seus motores, a corrida já vai começar.


SM Kart, não tem história nenhuma. Basicamente, os habitantes do Reino do Cogumelo se cansaram da rotina, que era basicamente salvar a Princesa Peach do Bowser, e decidiram fazer uma corrida de kart pra dar uma animada.

Sério, o jogo não tem história nenhuma. Olhei até no Mario Wiki. Por isso, prefiro manter a minha versão.


SM Kart é um dos melhores exemplos pra se mostrar que a Nintendo não brinca em serviço.

Antes de mais nada, o jogo faz uso extensivo do Mode 7, aquela diretriz especial do hardware do SNES que permite a distorção de texturas gráficas, causando uma sensação de ambiente 3D. Isso torna as pistas muito melhores de serem visualizadas, facilitando a corrida.

Como já era de esperar, o ambiente das corridas é bem colorido e surreal, o que se tornou marca registrada da série Kart e do subgênero de corridas de Kart como um todo.

Existem 8 tipos de pistas aqui, contando a Rainbow Road. Em alguns aspectos elas se parecem bastante, mas no geral, elas são completamente diferentes. Há a pista básica, a pista na praia, a pista na floresta, a pista na casa mal-assombrada, a pista no castelo, a pista na terra, a pista no gelo e a pista especial super-difícil. Apesar das pistas no jogo não passarem desses tipos, e serem simples redesenhos umas das outras, elas não ficam tediosas, e sim cada vez mais desafiantes e divertidas de se jogar.

Eu só não entendi até agora por que eles dividiram a tela e colocaram o mapa da pista embaixo. Eles poderiam ter feito como F-Zero (ou qualquer outro jogo de corrida) e fazer a pista ocupar a tela inteira. enquanto o mapa ficava no canto. Imagino que isso seja mais uma demonstração do poder do SNES, o que é incrível, mas pessoalmente, não curti muito essa ideia.

A trilha traz mais um toque de charme ao jogo. Ela é aclamada como uma das melhores da biblioteca do SNES e é uma das mais grudantes de toda a história. As músicas são bem alegres e animadas, além de serem bem-executadas. Algumas músicas, além dos efeitos sonoros foram diretamente tirados de Super Mario World.

E oficialmente, muitas das pistas se localizam na Dinosaur Land, o continente onde os eventos de SM World se passam. Legal, não?


SM Kart não apenas marcou os jogos de corrida na aparência. Ele também inovou na forma de se jogar.

Pra começar, o jogo possui 8 personagens selecionáveis da franquia Mario: o próprio Mario, seu irmão Luigi, a princesa Peach, seu servo Toad, o dinossauro Yoshi, o maligno Bowser, seu lacaio Koopa Troopa, e Donkey Kong Jr., protagonista do jogo Donkey Kong Jr., onde Mario é o vilão. Infelizmente, não há nenhum personagem secreto.

Cada carro possui suas forças e fraquezas. Mario e Luigi são os mais equilibrados, Toad e Koopa são os mais leves, Peach e Yoshi aceleram bem mas a velocidade máxima é baixa e Bowser e Donkey Kong Jr. são os mais pesados e com maior velocidade máxima, mas são mais difíceis de controlar.

O jogo também possui um sistema de rivalidade. Cada personagem possui uma ordem específica de rivais nas corridas, que não muda, e que terminam a corrida na mesma ordem que começaram. Seu personagem é o único que pode mudar de posição.

O jogo possui basicamente quatro modos. O principal é o Mario Kart GP, que pode ser jogado tanto por um (1P Mode)quanto por dois jogadores (2P Mode). É basicamente uma competição entre os oito corredores, como numa temporada de corridas de verdade. Ele também possui dois níveis de dificuldade, 50cc e 100cc.

No GP, há três copas, a Mushroom Cup, a Flower Cup e a Star Cup, cada uma cinco pistas, cinco voltas cada. Vence a copa quem conseguir mais pontos na classificação geral, que podem ser obtidos chegando nas quatro primeiras posições. Há também a Special Cup, mais difícil que as outras três, que pode ser liberada ao vencer as três copas nas 100cc.

O segundo modo é o Time Trial, jogável somente no 1P Mode. O Time Trial serve como um treino, mas também é um teste de velocidade. Os tempos de cada volta e da corrida inteira mais rápidos ficam guardados. É uma ótima maneira de competir contra si mesmo e fazer o melhor tempo possível.

Os outros dois modos só são jogáveis no 2P Mode. O Match Race é uma corrida entre os dois jogadores, pra ver quem é o mais rápido. Quem chegar a linha de chegada primeiro vence a corrida.

O Battle Mode, como o próprio nome diz, é uma batalha entre os dois competidores. Cada um deles possui três balões para começar e quem estourar os três balões do adversário primeiro vence a partida.

Em todos os modos, exceto Time Trial, um dos fatores essenciais das partidas são os itens especiais. Toda vez que o jogador passar por um ? Panel que está no chão, uma roleta em cima da tela aparece e um item aleatório pode ser usado. no arsenal, há cascas de banana, cogumelos que servem de nitro, cascos de koopa, penas que aumentam a altura do salto, moedas e estrelas de invencibilidade. Dentre todos os itens, as moedas são os únicos que podem ser obtido na pista mesmo, e quanto mais moedas você coletar, mais rápido seu carro vai ficar.

Mas não deixe essa aparência simples e infantil te enganar. O jogo não tem nada de fácil, é bem desafiador e prenderá sua atenção por muito tempo, principalmente nas 100cc. Um único erro e você perde duas ou três posições.


Super Mario Kart, foi inovador ao mostrar que jogos de corrida não precisam ser licenciados ou realistas para serem divertidos. Fez Tanto sucesso que sua fórmula foi e é até hoje copiada por diversas produtoras, em jogos como Crash Team Racing e Chocobo Racing.

E amanhã começa o mês das festas, provavelmente o mais esperado do ano. E pra entrar no clima, falarei sobre jogos que envolvam o natal de alguma. E no penúltimo dia do ano, uma bela surpresa.

No próximo artigo, falarei sobre aquele que não deve ser exposto à luz solar, molhado ou alimentado depois da meia noite.

Por hoje é só, pessoal!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esqueceu de mencionar que no jogo tem 150cc desbloqueável assim que você completa a 50 e 100cc com troféus de ouro em ambos :)

    ResponderExcluir