sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Super Castlevania IV


Sim, era desse Castlevania que eu estava falando.

Permitam-me ambientá-los na situação: a trilogia Castlevania para o NES foi um dos maiores sucessos do console. Mesmo não sendo aquele estrondo de vendas, os jogos fizeram um enorme sucesso e conquistaram milhões de fãs nos anos 80. Mas esse não era o fim da história.

Em 1991, a Nintendo lançou o que seria um de seus maiores sucessos comerciais, o Super Nintendo Enterteinment System, conhecido como o Super Nintendo. Chega de cores limitadas, gráficos simplistas e músicas irritantes. Estavam na hora de uma palheta maior, gráficos arregaçadores e músicas ainda mais irritantes, porém melhor executadas. E a Konami não ficaria de fora dessa onda de jeito nenhum.

Super Castlevania IV foi lançado no ano em questão pela produtora em questão para o console em questão. Seria a passagem de uma das maiores franquias dos 8-bits para a nova geração. Com uma responsabilidade dessas em mãos, é de se esperar um bom trabalho, né?

É o que descobriremos.


Levando em conta que esse jogo representa um salto de geração para a série, além de gráficos melhorados e trilha sonora ainda mais foda, é de se esperar um novo capítulo na luta contra Drácula correto?

Não, não está correto.

Não sei exatamente o por quê, mas a Konami decidiu fazer deste novíssimo jogo um remake do Castlevania original. Apenas acrescentou fases extras que se passam fora do castelo.

O que me faz perguntar o por quê do IV no nome. Se fosse somente Super Castlevania, tudo bem, pois seria uma versão Super do jogo original. Mas eles colocaram esse IV junto, dando a entender que seria um jogo novo, e não um remake.

Mas não que isso seja um problema, pelo contrário, foi uma bela ideia, mas admito que acharia melhor uma história inédita.

E caso alguém ainda não saiba a história: Drácula despertou de seu sono de 100 anos e decidiu tornar o mundo uma enorme e eterna micareta de carnaval (ou seja, um inferno). Cabe a você, Simon Belmont, derrotar seu exército de abominações e mandá-lo de volta para as profundezas... pra que ele retorne novamente daqui a cem anos e seu descendente tenha que travar a mesma batalha.

Sim, a vida pode ser injusta com caçadores de vampiros também.


Como eu já cansei de dizer, esse jogo foi um salto de geração para a série e, definitivamente, esse salto merece medalha de ouro.

Super Castlevania IV é, sem dúvidas, um dos games mais belos já lançados, mesmo sendo de 20 anos atrás.

Os gráficos são absolutamente fabulosos, usando o melhor do poder do SNES. Os personagens estão enormes e muito bem construídos, sem praticamente nenhuma quadriculação. Isso sem falar nos cenários, que combinam perfeitamente com a ambientação do jogo. Se você já sentiu medo com o Castlevania original, é capaz de realmente se assustar com esse remake.

E não podemos esquecer dos pequenos detalhes. Ao andar pelos cenários, repare bem no fundo. você poderá ver morceguinhos saindo de uma gruta ou cavalos fantasmas no pastos. Pegue uma daquelas TVs em HD e você verá muito mais.

Super Castlevania IV também se utiliza muito do Mode 7. Pros noobs de plantão, Mode 7 é um recurso do SNES que permite que gráficos 2D sejam renderizados de forma que lembrem cenários tridimensionais. Inúmeros jogos usaram essa tecnologia, e Super Castlevania abusou dela. Cenários giratórios, candelabros sobre abismos e chefes que aumentam de tamanho são alguns dos exemplos do uso desse recurso no jogo, o que o torna ainda mais fantástico.

E não podemos esquecer da trilha sonora, uma das melhores do SNES. Eles usaram a já incrível capacidade sonora do SNES ao máximo, criando músicas inéditas e refazendo outras já clássicas, como Vampire Killer e Bloody Tears.

Aposto o que você quiser que essas músicas ficarão marcadas à ferro na sua mente pro resto da sua vida.


A jogabilidade foi pra outro nível. Se o game original fosse assim, ele teria sido muito mais fácil e, quem sabe até mais divertido.

Sua arma principal é o chicote, obviamente. Mas ao contrário do jogo original, no qual você só podia chicotear para uma direção só, agora você pode chicotear não em uma, nem em duas, nem em três, mas em  OITO direções diferentes!! Agora você pode acabar com aqueles inimigos voadores irritantes sem nem sair do lugar e alcançar os candelabros mais difíceis sem um pingo de esforço.

E você ainda pode deixar o chicote molenga mantendo o botão de ataque pressionado. Você pode usá-lo como um escudo contra os tiros inimigos e até acertar inimigos embaixo de você. Foi uma adição e tanto para a mecânica do game. Isso sem falar que você pode usá-lo para se agarrar em ganchos e atravessar maiores espaços entre as plataformas. Você ainda pode controlar a extensão e o impulso do salto apenas regulando o tamanho do chicote na hora de pular.

As armas secundárias estão presentes aqui também. A adaga, o machado, o relógio, o bumerangue e a água-benta estão todos de volta, porém com uma ótima novidade: agora há um botão específico pra elas. Acabou aquela história de direcional pra cima + ataque para acioná-las, você pode escolher um botão só, facilitando sua vida e evitando desperdício de munição na hora de subir uma escada e acertar um inimigo ao mesmo tempo.

Aliás, as escadas melhoraram consideravelmente também. Você pode subir nelas automaticamente ao invés de apertar o direcional pra cima, como antigamente. Você não corre mais o risco de cair em abismos que estão próximos a ela.

E fazer Simon Belmont dar um moonwalk... não tem preço.

E para encerrar, uma das melhores adições possíveis. O pulo de Simon agora pode ser guiado, permitindo um melhor desvio de um ataque inimigo ou apenas uma melhor aterrissagem em uma plataforma. Isso evitou incontáveis mortes e deixou as lutas contra chefes muito mais justas.

Mas não pense que ficou mais fácil. Super Castlevania IV pode ter uma jogabilidade superior ao original mas é tão desafiador quanto ele. A única diferença é que, se morrer aqui, a falha é sua e não dos programadores.


É indiscutível o legado deixado pelo Castlevania original. Mas sinceramente, prefiro muito mais esse remake. As novas adições à mecânica de jogo deixaram a disputa mais justa e tornaram o jogo muito mais divertido.

Enfim, deixarei essa franquia de lado pro enquanto e me focarei em outros jogos horripilantes. Quem sabe, falo de Castlevania II e III ano que vem?

Mas pro próximo post, hora de estrear um novo console aqui no Retronista. Qual será qual será?

Só semana que vem pra saber.

Por hoje é só, pessoal!

Um comentário:

  1. OS MELHORES JOGOS DO SUPER NINTENDO SÃO:

    ( 1 ) = SUPER MARIO WORLD — ( ABSOLUTO, ÚNICO, INIGUALAVEL!!! )
    ( 2 ) = SUPER CASTLEVANIA IV — ( UMA OBRA DE ARTE!!! )
    ( 3 ) = DONKEY KONG COUNTRY — ( FANTASTICO!!! )

    (OBS)= SUPER CASTLEVANIA IV, É UMA OBRA PRIMA TRADUZIDA POR UMA TRILHA SONORA SIMPLESMENTE ESPETACULAR!!! UMA DAS MELHORES TRILHAS SONORAS DE TODOS OS TEMPOS NA HISTÓRIA DOS GAMES!!! E EXCELENTE EM TODOS OS QUESITOS COMO SOM, GRAFICOS, REALISMO, JOGABILIDADE, HISTÓRIA E ETC… E ETC… E ETC…

    ResponderExcluir