sábado, 11 de junho de 2011

Choujin Sentai Jetman


OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOH YEEEEEAAAAAAAH!!!!

Agora sim estamos falando minha língua.

Antes de mais nada, as explicações. Super Sentai é uma franquia japonesa de super-heróis criada a 35 anos. Todo ano é lançada uma série de tokusatsu que conta a história de cinco pessoas que foram escolhidas para combater as forças do mal, com a adição de um sexto herói no decorrer da série. A franquia é imensamente popular no Japão e já foi exibida em vários países, incluindo o nosso. Praticamente todo adulto brasileiro sabe o que foi o Esquadrão Relâmpago Changeman. Claro que esse sucesso absurdo se estenderia nos videogames.

Choujin Sentai Jetman foi um side-scroller baseado na série Sentai homônima de 1991, lançado no mesmo ano para o Famicom (o NES japonês). Esse jogo foi o primeiro baseado em uma série da franquia, sendo Jetman considerado a melhor de todas elas, se tornando um clássico do gênero. Mas será que esse jogo foi uma boa ideia?

Antes de mais nada, quero dizer que eu amo demais essa franquia. Quem me conhece, sabe que eu sou obcecado por ela. Sei até o nome de todos os heróis!!! Mas chega de papo e vamos ao jogo.

CROSS CHANGER!!!!


Assim como o jogo dos Power Rangers, o jogo dos Jetmen também não se passa em nenhum período da série, mas também se mantém fiel ao roteiro básico. Entretanto, como a maioria não conhece a história, vou explicá-la agora.

A série se passa no ano de 199X. Um oficial da Sky Force, uma organização militar, e quatro civis usam os poderes das Ondas Birdônicas (acho que se escreve assim em português) para juntos formarem o Esquadrão dos Homens-Pássaros Jetman. Os cinco unidos combatem as forças da Facção Dimensional da Guerra Vyram, um grupo de conquistadores interdimensionais que querem dominar nossa dimensão. Ao contrário da maioria das séries, Jetman tinha um tom mais sombrio e trágico e, como eu disse antes, é considerada a melhor série Sentai já produzida.

Agora que você já conhece a história (mesmo que muito resumidamente) posso prosseguir. Continuando, o objetivo do jogo é atrapalhar mais uma vez os planos de Vyram de dominar a Terra. Assim como o jogo dos Power Rangers, todos os chefes foram diretamente tirados da série, o que já conta como alguma coisa.

Agora que eu parei pra pensar, o jogo é bem parecido com o dos Power Rangers. Você pode selecionar um dos cinco Jetmen: Red Hawk, Black Condor, Yellow Owl, White Swan e Blue Swallow. E antes que você pergunte, não há um sexto Ranger aqui. Só haveria um sexto membro na série seguinte, Kyoryuu Sentai Zyuranger.

Só pra constar, Kyoryuu Sentai Zyuranger foi a primeira série Sentai a ser adaptada como Power Rangers aqui no ocidente. Caso você não saiba, Power Rangers nada mais são do que adaptações dos Super Sentais japoneses, mas nem por isso são menos legais. Cada franquia é legal do seu jeito. Mas sou muito mais o original japonês.

Onde é que eu estava? Ah sim.

RED HAWK!!!


Os gráficos, bem... poderiam ser melhores.

Não sei se é meu lado fã falando, mas acho q eles poderiam ter desenhado os personagens melhor. Sei das limitações gráficas do NES, mas ainda acho que eles podiam ter se esforçado um pouquinho mais.

A trilha sonora , assim como no jogo dos Rangers, é mediana, ou seja, sem nenhum destaque. Mas admito que ouvir o tema de abertura e de encerramento originais no começo e no final do jogo em MIDI é bem legal.

Os controles são bem básicos. Você pode pular, atacar e usar um ataque especial. A única parte ruim é que o botão Start ativa o ataque especial ao invés de pausar. Então trate de se acostumar.

BIRD BOMBER!!!


A progressão do jogo é lateral, bem semelhante a jogos consagrados como Megaman. Você pode percorrer a fase da esquerda pra direita, mas assim como Mario, você não pode fazer o caminho contrário.

Há cinco fases iniciais. Você pode completá-las em qualquer ordem. Entretanto, você só pode chegar a última fase depois de completar todas as cinco. Cada fase possui duas partes. Na primeira, você joga como um Jetman da sua escolha, lutando contra bonequinhos que devem ser Grinams (os soldadinhos bucha-de-canhão do Vyram, que nem os Patrulheiros de Massa) e outros bichinhos que não sei o que são e nem lembro de qualquer referência a eles.

Como disse antes, você pode escolher qualquer um dos cinco Jetmen, só que eles diferenciam um pouco. Red Hawk e Black Condor usam as Bringer Swords (espadas), tem maior barra de energia e o ataque mais forte, mas o alcance do ataque é curto. Yellow Owl usa o Wing Gauntlet (os punhos) e possui vida e força de ataque medianos, mas seu alcançe também é curto. White Swan e Blue Swallow usam os Bird Blasters (pistolas), possuei as menores vidas e forças de ataque mais fracos, mas o maior alcançe. Enfim, depende do gosto do jogador. Mas cuidado, se um deles morrer numa fase, você não pode mais usá-lo pro resto do jogo.

A segunda parte é uma luta. Você luta com os chefes de fase como o Great Icarus, o Ultrazord deles. Cada monstro possui seu jeito de lutar. Você e ele possuem uma barras de especial, típica dos jogos do genêro, podendo lançar quatro tipos de ataque, dependendo do quanto sua barra está cheia. Cada fase possui um monstro-chefe, e como sou um fanboy descarado, aqui estão eles:

1 - Mirror Jigen
2 - Camera Jigen
3 - Bus Jigen
4 - Light Armadillo
5 - Dimensional Mammoth
6 - Destruction Beast Semimaru

Sei que saber quem é quem não adianta nada, mas eu falo quem são eles mesmo assim.

GATTAI!!! GREAT SCRAM!!!!

Já disse, eu não me canso disso.


Pra encerrar, quero dizer que o jogo é muito divertido. Mesmo pra quem não conhece nada da série, é um ótimo game pra se passar a tarde. Mas pra quem é um megafã como eu, esse jogo é obrigatório.

A propósito...

É HOJE!!!!

Finalmente hoje é a estréia do filme que comemora os 35 anos de Super Sentai. Estive contando os dias e ele chegou. Mesmo que eu não possa ver no momento, estarei lá em espírito, torcendo pelos heróis. Pra quem não sabe sobre o que estou falando, eis a Grande Batalha.

E pra semana que vem, o que é o que é: é azul, cheio de espinhos e faz 20 anos dia 20, mesmo tendo 15 oficialmente.

Você não sabe? Tenho pena da sua alma.

Por hoje é só, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário